Driblando a monotonia no casamento

 

Algumas pessoas dizem que uma das maiores causas de divórcios está na rotina no casamento, discordo e justifico o motivo.

Infelizmente a palavra rotina tem sido usada ou interpretada de maneira errônea, rotina é algo que se repete, e sabemos que na nossa vida muitas coisas se repetem, a rotina é algo absolutamente comum e normal na nossa vida. Muitas vezes a rotina até é necessária.

O que gostaria é que você compreendesse que o que pode sim prejudicar um relacionamento se chama monotonia!

Ao longo da minha vivência profissional observo que quando alguém me fala a palavra "rotina", na maioria das vezes ele quer dizer "monotonia".

A monotonia no casamento faz com que o relacionamento fique sem colorido, o casal pode até se dar bem mas as coisas são opacas, sem cor, sem brilho...

 

Isto pode levar a um desânimo por uma das partes (ou ambas) ou até o comodismo. Bem, a preocupação é como driblar a monotonia que pode se instalar no relacionamento do casal. Vamos para a prática então.

Quando o casal tem filhos pequenos, as crianças demandam muita atenção. Se o casal se organizar para conseguir colocar as crianças cedo para dormirem já estarão com mais tempo para ficarem juntos. Já falamos sobre isso no texto "Saúde física e mental da criança". Depois das crianças assimilarem esta rotina ficará mais fácil para o casal organizar o período da noite para alguma atividade individual e outras que eles podem fazer juntos.

A mulher pode dedicar um tempo para fazer as unhas, ler uma revista, assistir um programa de televisão. O homem pode ler um jornal, olhar notícias na internet, ouvir uma boa música e até usar um pouco o vídeo game do filho. Brincadeiras à parte, o importante é que o casal se disponha também a fazer algo juntos: assistir um filme juntos, conversar tomando um café, jantar sem pressa, se preparar para uma noite mais romântica, namorar no sofá... essas são algumas dicas que qualquer casal pode fazer na sua casa, independe de se ter dinheiro para sair, você pode usar a sua criatividade dentro de casa mesmo.

Com certeza vocês vão perceber que após as crianças dormirem será o "recreio", se dedicando e tendo criatividade vocês darão mais colorido ao relacionamento.

Uma das maiores queixas dos casais é a dificuldade de diálogo. Isto é algo extremamente sério e que se não trabalhado, com certeza trará conseqüências desastrosas para o casamento.

É muito importante que desde o namoro o casal esteja atento para já irem exercitando um bom diálogo.

Falamos no texto anterior (Driblando a monotonia no casamento), sobre a importância do casal se organizar para poderem passar mais tempo juntos, este tempo só será realmente bem aproveitado se o casal tiver um bom diálogo e juntos decidirem como desfrutar desse momento.

Podemos até dar algumas sugestões: assistir um filme, desfrutar um jantar em casa mesmo, ouvir uma boa música, um banho a dois, um café e um bom papo, etc. Com certeza se vocês tiverem criatividade e uma boa comunicação poderão ter momentos agradáveis sem necessariamente precisar gastar muito dinheiro. É claro que se o casal tiver uma condição financeira favorável poderá desfrutar de outras atividades.

Como já tocamos no assunto comunicação vamos falar um pouco sobre ela. A comunicação é algo que julgo mais importante quando o assunto é relacionamento à dois. Muitos autores já têm abordado este assunto e sabemos que muito ainda se têm para falar, pois é um assunto muito amplo e de muita importância. Tenho observado que quando um casal têm dificuldades de comunicação todas as áreas do casamento são afetadas. Não existe uma vida financeira equilibrada se não houver uma boa comunicação, nem um bom direcionamento na educação dos filhos, também na vida espiritual, nos planos para o futuro, e principalmente na vida sexual, acredito que a maior queixa dos casais.

Veja bem, como pode-se ter uma vida sexual boa, satisfatória para ambos, se não se sabe o que o outro pensa sobre o assunto, o que realmente agrada ou o que não agrada. 

Muitos casais têm grandes dificuldades sexuais. Quando se fala com o casal parece estar tudo muito bem, mas basta falar em particular com cada um e as dificuldades aparecem.

Então sempre digo que, na maioria dos casos, a dificuldade não é necessariamente de ordem sexual, mas sim uma grande falha na comunicação que por conseqüência afeta a sexualidade.


 
Escrito por Raquel Lazzarotto




 

 
 

LogoAssembléia de Deus Parque São Bernardo - Ministério São Bernardo do Campo - Situada na rua: Paula Souza, 220 - CEP: 09761-180 - Parque São Bernardo - SBC - São Paulo

  Site Map